domingo, 4 de outubro de 2015

A CONSTRUÇÃO DO SER

   Iluminar-se é exatamente o entendimento de si mesmo e a predisposição consciente para realizar a alto transformação necessária para seguir no processo de evolução mental, emocional, moral, intelectual e energética. 
   Somos nossas dificuldades e nossas habilidades, nossas debilidades morais e nossas qualidades espirituais, somos toda a densidade, imperfeições e negligências, como também somos o perfeito, o divino, a mais pura luz, somos o todo. O entendimento de tudo isso nos permite deixar para trás o que não nos serve e seguirmos na construção do ser que inevitavelmente seremos.
   Tudo o que nos liberta é fruto da sabedoria e do amor, das escolhas que fazemos ao longo do caminho. Caminho esse que nos liberta, nos constrói, que nos possibilita sempre o próximo passo. Verdadeiramente, o caminho se constrói ao caminhar, e nós somos o fruto, o que restou, o que foi gerado ao longo de toda a caminhada. Gandhi falava que existia homens livres em celas e homens aprisionados vagando pelas ruas. A liberdade é um processo mental, consciencial. A liberdade física é manifestação da nossa ilusão ou o objetivo obscuro de almas sombrias, que vivem a criminalidade e a ignorância.
   A verdadeira liberdade vai além de vivermos vagando pelo mundo de forma descompromissada e irresponsável. Os que vivem assim, vivem fugindo da verdadeira vida que fomos designados a viver, vivem aprisionados pela própria consciência, vivem cárceres de si próprios, vivem a culpa em sua essência, norteados pela infelicidade e os sofrimentos decorridos das suas próprias ações inconsequentes. Liberdade é sinônimo de responsabilidade. Responsabilidade por suas escolhas, por suas obrigações, pelo seu trabalho diário de manter-se erguido, firme, caminhando.
   Tudo o que amamos demanda compromisso, dedicação, responsabilidade. À medida que o amor (pelo que quer que seja ou por quem quer que seja) aumenta, aumentam também nossas responsabilidades, nosso compromisso e a possibilidade de sermos ainda mais livres, de alçarmos vôos cada vez mais altos. Toda escolha que fazemos gera consequências, precisamos nos responsabilizar por elas. A serenidade que é gerada por compreendermos essas "verdades", ainda que traga mais esforço, trabalho e desafios, chama-se maturidade, faz parte do nosso processo de construção, é a ILUMINAÇÃO do seu ser .
   A liberdade é uma das mais hábeis ferramentas para nossa evolução. O livre arbítrio nos permite realizar escolhas de forma consciente ou não, nos trazendo consequências com as quais teremos que lidar, consequências essas que nos trarão grandes lições, objetivando o aprimoramento da nossa alma, refinar nosso espírito, aumentar a nossa luz.
   Evolução exige esforço, determinação, coragem para enfrentar desafios e disposição para semear os mais diversos territórios que habitam o nosso interior e reflete tudo o que se apresenta fora de nós. Responsabilidade com tudo o que nos cerca é o nosso verdadeiro compromisso com o caminho, sem o qual não evoluímos. Viver tudo isso FELIZ, ALEGRE, SATISFEITO e em PAZ, se chama maturidade, é o caminho para a ILUMINAÇÃO.
   Durante toda a vida arcamos com as consequências das nossas escolhas, mesmo que muitas vezes inconscientes ou culpando a outros. Devemos fazer sempre o melhor, oferecer o nosso melhor a cada dia dentro dos nossos limites, aceitando o que somos capazes de realizar, sem cobrar nada de nós ou dos outros, mas tendo a consciência de que dentro do possível, temos que melhorar sempre, realizar tudo de forma melhor, com um entendimento mais elevado, sem acomodação, sendo melhores a cada ação, a cada oportunidade de sermos testificados pela vida.
   O individuo que vive o descompromisso, que vive na ilusão, que não se ocupa em arcar com suas responsabilidades, se encontra na infância espiritual, em um período rústico da existência. Este vive somente os prazeres, ainda não compreende o poder do amor, para este o sofrimento é inevitável, tornar-se-á refém do seu ego. Somente o amor cria vínculos eternos e dá sentido à existência, perceba que amar de verdade, com firmeza, em toda a sua abrangência, não é um atributo para os fracos.
   A dor não é a única maneira de aprendermos, mas o último recurso utilizado pelo universo. Com certeza todas as tentativas anteriores foram ignoradas, negligenciadas por este ser que agora experiencia o último estágio para chegar ao conhecimento: a dor e o sofrimento, que podem ser suavizados através do processo de aceitação. Assim, cedo ou tarde, todos conseguem fechar seus ciclos de aprendizados, rumo a evolução. 
   Você se define a cada escolha que faz. Você escolhe motivado pelo mais puro amor ou realizará a escolha errada. Entender isso é amadurecer, evoluir, para continuar no caminho rumo a FELICIDADE, a PAZ, ao INFINITO, a ILUMINAÇÃO, à LUZ que em verdade você já é.

Namastê.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário